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Criatividade e inovação são marcas registradas da Antilhas

Inovação no DNA. Assim é definida a Antilhas – empresa brasileira especializada em embalagens para o varejo – pelo seu presidente, Valter Baptista. Criatividade, pesquisa e desenvolvimento também são algumas características sempre presentes na trajetória da companhia, que atua há 21 anos no mercado. “Nos últimos três anos, investimos cerca de R$ 40 milhôes em patentes e equipamentos de última geração”, ressalta.
A Antilhas, empresa 100% nacional, desenvolve, produz, armazena e distribui embalagens diferenciadas para mais de 12 mil pontos de venda em todas as regiões do Brasil. Baptista destaca que a empresa é reconhecida no mercado pelo pioneirismo em de suas soluções em embalagens.
Uma das primeiras marcas desse pioneirismo foi em 1992, quando lançou a primeira inovação mercadológica: o conceito JIT-FP e JIT-IS (Just In Time-Franchising Program e Industry Supply) que gerencia todos os pedidos de uma rede de lojas e facilita o dia a dia por meio de uma ferramenta de e-commerce – sistema originário na indústria automobilística japonesa, utilizado pela primeira vez no segmento de embalagens.
Três anos depois, a Antilhas adquiriu equipamentos da Itália, iniciando a impressão flexográfica (processo de impressão gráfica em embalagens) no País e destacando-se como a única gráfica do Brasil a oferecer embalagens impressas nos sistemas off-set e flexográfico. Na mesma época teve início da produção de sacolas em máquinas automáticas. Aliadas ao conceito JIT as sacolas impulsionaram a entrada da empresa no mercado de cosméticos.
E o pioneirismo não parou por aí. Em 2009, tornou-se a primeira empresa do hemisfério sul a ter a tecnologia de impressão flexográfica com secagem por cura de feixes de elétrons (Electron Beam – EB). Baptista explica que essa máquina tem vantagens importantes para o meio ambiente, entre elas a redução de emissão de componentes voláteis, a não emissão de carbono, além de consumir menos energia, ter maior qualidade de impressão, sem cheiro de tinta. Uma equipe de 13 pessoas por turno trabalha com esse equipamento. Os funcionários recebem treinamento especializado, que é sempre renovado.
A Antilhas atende hoje empresas dos segmentos de cosméticos e perfumaria, vestuário e acessórios, papel e papelaria e alimentos e bebidas. Fabrica para elas embalagens em papel, cartão e plástico (rígido ou flexível) – como cartuchos, caixas, sacolas com acabamento manual e automático, bobinas técnicas, estojos e kits.

Produtos patenteados
Atualmente, a empresa conta com um produto patenteado e três registros tramitando no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O primeiro produto foi patenteado há mais de 10 anos: o Overbag é um elemento utilizado para o fechamento de sacolas, que encaixa por cima da alça fechando toda a boca e transformando-a em uma embalagem para presente.
Esse produto foi desenvolvido, em 1998, com exclusividade, para uma linha de produtos de O Boticário. Após seis anos, a Antilhas disponibilizou o produto para o mercado e outras empresas passaram a utilizar como Racco, Shoestock, e Lupo, entre outras. Em 2009, O Boticário voltou a usar o ‘overbag’ na sua linha de embalagens denominada Beleza.
Um exemplo de aplicação da criatividade da Antilhas é o slogan: ’já fui uma garrafa pet’, criado e registrado para uma embalagem desenvolvida em 2008, produzida em tecido de poliéster, 100% reciclado a partir de embalagens PET.
A aplicação de alças de tecido em sacolas produzidas em equipamentos de montagem automática, desenvolvida exclusivamente pela Antilhas, é outra patente que está em trâmite no INPI. Anteriormente, esse tipo de equipamento somente aplicava alças em papel. Desde 2009, esse modelo de sacola é produzido para a Avon.
Outro novo produto criado e com patente requerida em 2010 é o Coverbag – um modelo de cinta que envolve a sacola verticalmente, possibilitando o fechamento da mesma com um sistema de trava de fácil manuseio. Esse novo elemento, além da sua característica funcional, é decorativo e pode funcionar como área promocional, por exemplo, que interage com a comunicação visual das sacolas.
Mais recentemente, também, foi requisitada a patente de um lacre plástico (injetado) para sacolas. Esse novo adereço pode ser produzido em diversos formatos, cores e texturas, o que permite sua utilização como elemento decorativo e temático. Um exemplo disso é usá-lo em formato de coração para o dia dos namorados ou de flor para o dia das mães.


Incentivo às novas ideias
Em 2009, o grupo Antilhas expandiu-se com a criação da Technosolutions, empresa voltada para o desenvolvimento de inovações para todos os segmentos. Baptista explica que a ideia nasceu quando ele percebeu a necessidade de jovens cientistas terem um espaço de apoio para os seus projetos. “Diferente das encubadoras, não queremos fazer do inventor um homem de negócios e sim alguém concentrado em seu projeto”, afirma.
A Technosolutions avalia os novos projetos que chegam até ela, faz análises e firma um acordo de confidencialidade com o cientista. “Avaliamos caso a caso para identificar quando alguém tem uma ideia revolucionária”, destaca Baptista. A partir disso, a empresa investe no projeto e também busca parceiros que possam se interessar no desenvolvimento.


Novidades para 2011
Nesse ano, o grupo Antilhas apresenta três novidades:

  1. utilização do JIT Evolution, software de última geração para abastecimento automático dos estoques das lojas de franquias;
  2. inauguração do escritório Antilhas Ásia, com duas unidades na China, uma unidade na cidade de Hangzhou (próxima de Shanghai e Ningbo) e outra em Hong Kong. O objetivo é desenvolver novos fornecedores de insumos ou adereços, novas tecnologias e adquirir conhecimento para trazer ao Brasil;
  3. lançamento do projeto Embalagem Viva, de logística reversa.

Sustentabilidade e Movimento Social
Uma das preocupações da empresa é o compromisso com a preservação do meio ambiente. Para isso busca com frequência tecnologias menos poluentes e processos menos impactantes. Além disso, oferece aos seus clientes diferentes matérias-primas com conceito sustentável, como embalagens feitas com papéis reciclados 100% pós-consumo e os papéis oxi e bio-degradáveis.
Baptista explica que todos os fluxos internos do funcionamento da empresa também leva em consideração ações sustentáveis como descarte seletivo e conscientização constante dos funcionários.
A Antilhas é certificada pela IMAFLORA e também conquistou o selo FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal), que garante o cumprimento de regras sociais, ambientais e econômicas reconhecidas mundialmente.
No âmbito social, a Antilhas é parceira e mantenedora do Instituto Papel de Menino (IPM) – ONG que atende cerca de 150 menores internos e ex-detentos da Fundação Casa, desenvolvendo atividades profissionalizantes, que aproveitam material de embalagens que seriam descartadas.

Antilhas em números
Unidade Fabril no Brasil: localizada em Santana do Parnaíba (SP), conta com 28 mil m² de área construída, em um terreno de 40 mil m².
Funcionários: 640 funcionários diretos e aproximadamente mil indiretos, conforme a sazonalidade de produção e vendas.
Clientes: 126 clientes
Certificações: a empresa tem certificação ISO 9001:2000 e o selo FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal), que garante o cumprimento de regras sociais, ambientais e econômicas reconhecidas mundialmente. Estão em andamento as certificações OHSAS 18001/ISO 14001/SA 8000. A Antilhas é pioneira ao adotar a norma ISO 12647 para padronização de processos de impressão.
Prêmios: Prêmio EmbalagemMarca 2010; Prêmio Embanews 2010 nas categorias Melhor Empresa do Ano, Destaque do ano em embalagem para cosméticos, também Marketing e Sustentabilidade; Prêmio Grafhprint na categoria Melhor Gráfica de Embalagens, Fornecedor Prata, foi 1º lugar na categoria Iniciativas Econômico-Ambiental; Prêmio Revista Pack na categoria Destaque/Preferência em sacolas de papel

Publicado por: http://www.movimentobrasilhsm.com.br/?portfoliocustom=inovacao-no-dna